Viajar pra quê?

A grande viagem é estar preparado para o acaso. Sair pelo mundo, por mais planejado que seja esse caminho, é estar disposto a se surpreender. E para isso é preciso preparar além da mala, além do roteiro. É preciso se abrir.

Lugar de Príncipes e Princesas

Conhecer Londres é sempre uma aventura para os pequenos viajantes. Prepara a turma assistindo Mary Poppins, Peter Pan e Sherlok Holmes. Vai ser interessante reconhecer algumas paisagens e prédios.
Essa cidade é espalhada e o uso do metrô é uma ótima maneira de se locomover. Se a família superar cinco pessoas, no entando, dependendo da distância, é mais vantajoso ir de táxi, o quê, por si só, já é uma brincadeira. Bancos que ficam frente a frente para os passageiros e motorista colocado no lado oposto ao nosso.


Se hospede perto do Hyde Park. Assim , sempre que a turma precisar de um movimento, é lá que você vai encontrar o que fazer. Desde lagos para observar os bichos, até árvores que se apoiam sobre o chão formando cavernas onde se pode ficar de pé dentro. Leve um pacotinho de amendoim e coloque alguns no chão. Certamente um esquilo virá para buscar sua merenda e , se a sua gurizada for simpatizante de animais, será um momento incrível.
Verdadeiros portais servem de proteção ao parque e cabe observar detalhes. Outro parque imenso faz fronteira com o Hyde Parque, o Kensington Gardens.Para o olhar desavisado de um turista até parece que formam o mesmo parque, mas há diferenças sutis entre eles.
Tudo em Londres conta uma história. Observe as inúmeras referência a Rainha Vitória  e seu amado Albert. Visite o teatro com seu nome(Albert Hall) e caminhe ao redor monumento dourado em frente ao teatro feito em seu nome também(Albert memorial)
Esses parques podem ser visitados muitas vezes durante a viagem e, em todas as visitas, um recanto novo será descoberto, um roseiral será apresentado, uma novo animal passeará pela frente de vocês. Explore.
Próximo ao teatro fica o Museu de História Natural(http://www.nhm.ac.uk/) gaste uma tarde ali. A aventura começa no prédio, lindo, lembra um castelo antigo. Explore as imagens gravadas na fachada, os arabescos da escada, brinque de Onde está o Wally? com os animaiszinhos que enfeitam o prédio. Já na entrada um enorme esqueleto de dinossauro espera os visitantes. No centro do prédio inúmeras salas se abrem, cada uma com novas descobertas. Vale visitar o fundo do mar e esperar a hora em que as monitoras convidam os grupos para participar de uma oficina de montagem de um esqueleto. Crianças de todas as línguas se sentam no chão e se comunicam perfeitamente de um jeito que nem elas sabem explicar. Lindo de ver.
Ao lado desse fica o Museu da Ciência.Lá é possível ver de perto uma réplica perfeita da nave que pisou na lua bem como vestimentas e objetos utulizados pelos astronautas. Muito bom.
Todas essas atrações são gratuitas.
 Nos dias chuvosos, que não são raros, é interessante pegar um ônibus turístico pela manhã. É possível descer e subir nele com apenas um ingresso que vale por doze horas, das 8h às 20h. Dê uma volta completa. Observe os lugares que deseja voltar.
Minha sugestão de parada é a National Gallery. Na frente a praça com os leões. Observe a limpidez da água do chafariz e proponha invenção de uma história com os leões. É divertido e nunca mais sai da cabeça da gurizada. Há dois museus nessa praça. Escolha um e entre para conhecer. Leve imagens do museu para que as crianças se divirtam procurando as iamgens pesquisadas. Essa interação tornará o passeio mais interativo e o gosto pela arte vai se construindo.
Suba no ônibus novamente e vá até o Parlamento Inglês, desça e explore os detalhes desse prédio, confira os relógios, ouça as badaladas. Depois caminhe até a London Eye e supere o trauma de altura. Entre e se delicie com a paisagem estontenate da cidade mesmo com chuva.
Depois vitite o aquário de Londes na frente da roda gigante. A sensação é de mergulho.
De volta ao ônibus termine desça no Museu de Cera. É imporatnte lembrar que crianças tem fila especial e os pais delas também. Ache a fila ceta para não perder tempo.
Depois, se o fôlego permitir, vá até a casa do Sherlock Holmes, do outro lada da rua. Divertida e confunde realidade e fantasia.
Tire um dia para passear pelo Tâmisa. Caminhe nas pontes. Observe as pessoas. Perceba Londres. Visite a Torre de Londres, o Tate Modern e o Globo de Shakespeare. Se possível veja uma peça nesse ambiente que reproduz a época de do dramaturgo sem luz elétrica e com serviço inusitado na cantina. Divertido.
 Visite os óbvios Catedral St Paul e o Palácio de Bukingham, mas não perca tempo demais esperando a troca da guarda. Há coisas mais interessantes para conhecer.
Não deixe de  conhecer o Covent Garden num domingo. Dia de festa, música e feira.
Monte um álbum bem bacana com a letrinha , desenhos e fotos tiradas pelas crianças. Fica lindo.
No final de cada dia peça pra gurizada localizar num mapa da cidade os locais por onde andaram. Essa atividade orienta espacialmente a criança e mostra o quanto rende um dia bem aproveitado.