Viajar pra quê?

A grande viagem é estar preparado para o acaso. Sair pelo mundo, por mais planejado que seja esse caminho, é estar disposto a se surpreender. E para isso é preciso preparar além da mala, além do roteiro. É preciso se abrir.

São Paulo

cobra do Mogli no Instituto Butantan
São Paulo não é só parque de diversões. É proposta de aventuras e das boas. Um boa dica é começar fazendo uma visita ao Instituto Butantan, Av. Brasil,1500.  Use uma manhã de sábado e vá até o parque. Caminhe pelo jardim, observe as tocas de cobras que enfeitam o grama-elas estão desativadas, para a sorte dos visitantes- depois observe as cobras que vivem em enormes viveiros nesse mesmo jardim. Aproveite para observar as árvores que circundam a àrea e observar os prédios históricos onde ficam os laboratórios. Tudo muito lindo e cuidado.
Depois visite o museu. Cheio de viveiros com cobras, sapos, aranhas. A cobra do Mogli está lá, na mesma posição que aparece nos livros e filmes. Com sorte é possível observar os funcionários alimentando os animais.
Depois vá ao laboratório de ciência onde é possível observar as pesquisas realizadas no instituto. Vacinas, soros, remédios. Tudo ilustrado por maquetes interativas e vídeos explicativos.  Tudo interativo e educativo.
Dê uma caminhada pelas praças, observe os macacos e depois vá embora levando esse cenário interessante na memória.
Depois desse passeio a minha dica é ir até a praça Benedito Calixto. Nessa praça há uma feira de antiguidade aos sábados. Deixe seu nome na lista de espera do restaurante mineiro mais interessante da cidade(Consulado Mineiro) e proponha um passeio entre as bancas enquanto esperam uma mesa. Lá é possível encontrar todo o tipo de objetos: rádios, relógios, telefones, brinquedos, aparelhos de som. Faça um jogo de adi
vinhar entre as bancas: Para que serve tal objeto? Você vai se surpreender com as respostas.
Almoce com calma, a comida é deliciosa.
Depois do almoço volte para a praça e coma a sobremesa numa banca  de doces bem no centro da feira onde é possível escolher entre doce de leite, chocolate e frutas. Tudo é servido numa generosa tigela. Pegue seu punhado e vá se deliciar ouvindo um grupo de chorinho que toca na praça. Desafie as crianças a observar o som que cada instrumento faz.
Será um dia cheio de novas experiências.
Escolha um espetáculo para   assistir a noite. Todo o fim de semana, inúmeros shows podem ser vistos nos muitos teatros que a cidade oferece. Certamente algum agradará.
 Domingo de manhã vá ao Museu do Futebol no Estádio Pacaembu.(Capivari, 213) Mesmo para quem não gosta do esporte é interessante. Todo tecnológico, o Museu conta com recantos divididos por décadas onde é possível acompanhar toda a história do Brasil, contemplando aspectos políticos, culturas, sociais e artísticos, além de futebolísticos, é claro. Uma estação de rádio oferece gravações nas diferentes épocas de jogos emblemáticos na voz de radialistas importates. É possível observar a diferença das narrações em termos técnicos e de estilo. Vale a pena.
Prepare a visita ao Masp com o Jogo Leilão de Arte. Todas as peças do jogo são obras do acervo desse Museu. Depois de jogar, as crianças identificarão as imagens que viram. Será um passeio e tanto para terminar o fim de semana.