Viajar pra quê?

A grande viagem é estar preparado para o acaso. Sair pelo mundo, por mais planejado que seja esse caminho, é estar disposto a se surpreender. E para isso é preciso preparar além da mala, além do roteiro. É preciso se abrir.

Palomas-Santana do Livramento

Passar um fim de semana nesse hotel fazenda é uma experiência singular para os pequenos. Fica em Santana do Livramento e a chegada se dá por uma estrada de chão batido onde é possível avistar os primeiros animais. Há placas informativas pelo caminho desde a estrada até a entrada da Fazenda.
A distância é longa, utilize as dicas do link viajando de carro, mas vale a pena.
Logo na chegada sentimos a hospitalidade. Atílio e Tereza se aproximam dando as boas vindas aos amigos. É assim que nos sentimos sempre que chegamos lá. Durante o dia é possível observar a lida do campo com o gado e cavalos. O próprio Atílio põe a mão na massa e participa de todos os cuidados diários com os animais. As crianças podem chegar bem pertinho e ver tudo o que acontece nessas horas. Alguns cachorros circundam a casa e a criança que gosta de bicho poderá interagir com eles que são mansos e divertidos.
Observe o pôr-do-sol do alpendre da fazenda. O colorido do céu que contorna o morro é um espetáculo nessa hora. Ofereça papel e giz de cera para a gurizada reproduzir o momento com seus desenhos. Depois tome um chimarrão e peça para o Atílio contar algum causo da região. Será divertido e instrutivo para as crianças.
Depois da janta deliciosa que eles ofererecerão para os hóspedes(sempre surpresa) proponha um passeio noturno até o açude que fica ao lado da casa. Utilizem lanternas e sigam uma trilha marcada pelas rodas de um trator. Nas noites de luar  a lanterna nem será necessária.
Na manhã seguinte vá até Riveira, mas antes combine que cada criança terá direito a um presente que será comprado no final da visita. Depois de olhar tudo poderão escolher um. Assim a gurizada se envolve escolhendo e nem percebe que o tempo está passando num dos programas mais chatos para eles: comprar o que não interessa.
Volte para a Fzenda antes do almoço. Outra surpresa gastronômica com certeza estará sendo preparada. Não a troque por um lanche qualquer e nem pela melhor das parrillas. Você não vai se arrepender.
A tarde será a hora de um bom passeio a cavalo. Até as crianças bem pequenas podem andar nos cavalos mansos que a fazenda oferece. Lembrança para toda a vida.
Depois observe as ovelhas, as galinhas e outros animais. Ensine a música "Seu Lobato tinha um sítio, ia,ia,ô" e peça que façam uma paródia com os animais do "Sítio do Atílio".
Há, na frente da casa, um campanário natural coberto por plantas. Em setembro as flores brotam colorindo tudo. Proponha um pic-nic por ali. A turma vai se divertir  e os adultos poderão assistir tudo enquanto descansam no alpendre. A noite poderá ser um bom momento para observar estrelas. Se possível leve uma luneta e faça um concurso para descobrir constelações e criar histórias com as imagens encontradas.
É divertimento certo e assunto para muitos e muitos dias.